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Mandamentos da Boa Alimentação

O campo da nutrição humana tem sofrido mudanças significativas nos últimos anos. Um dos grandes responsáveis por essas mudanças é a corrente que tem valorizado a tradição alimentar dos nossos antepassados. São chamados nos EUA de "Palentheologic Nutrition" ou "Tradition Nutrition". Como se pode ver nos textos abaixo, se caracteriza, em relação à dietética comum, por uma condenação aos alimentos processados/industrializados, aos aditivos, a denúncia dos efeitos nocivos dos óleos vegetais e da histeria anticolesterol/gorduras animais. Em relação ao vegetarianismo ou aos ditames da dietética natural, tem condenado os produtos da soja, o mito da carne branca, bem como o vegetarianismo estrito.

Na minha opinião trata-se de um estudo de peso, que tem revolucionado o campo da nutrição moderna. Este conhecimento, tem a vantagem de poder contar com os avanços tecnológicos disponíveis, com as consequências de quase 40 anos de domínio da indústria alimentar, outros 30 anos de influência da macrobiótica e outras experiências de alimentação natural, sem falar no legado de volumosos estudos antropológico-nutricionais realizados com comunidades longevas e ou portadoras de nível incomum de saúde.

Mandamentos para uma Boa Alimentação - O que devemos evitar

  1. Não comer alimentos industrialmente processados tais como biscoitos, bolos, cookies, refrigerantes, etc.
  2. Evite os adoçantes refinados como açúcar, dextrose, glucose e xarope de frutose.
  3. Evite farinha de trigo refinada como pão branco, bolos, biscoito e massas.
  4. Evite todos os óleos e gorduras hidrogenados (margarinas) ou parcialmente hidrogenados (óleos enlatados).
  5. Evite todos os óleos vegetais feitos de soja, milho, assafrão, girassol, algodão e canola.
  6. Não use óleos polinsaturados (óleos vegetais) para fritar, refogar ou cozinhar.
  7. Evite alimentos fritos.
  8. Não pratique o vegetarianismo radical. Os produtos animais oferecem nutrientes vitais que não são encontrados nos vegetais.
  9. Evite produtos que contêm proteinas em pó (liofilizadas) como leite em pó, leite de soja, carne de soja, sopas em pó, etc.
  10. Evite o leite pasteurizado. Não consuma leite com baixo teor de gordura, leite em pó, ou produtos que imitam o leite.
  11. Evite ovos de granja e carnes processadas industrialmente.
  12. Evite as carnes processadas como salsichas, enchidos, presuntos, salames, que contêm MSG (monoglutamato de sódio)e outros aditivos.
  13. Evites as sementes, grãos e castanhas rançadas ou preparadas impropriamente, geralmente encontradas na granola. Evite também os flakes
  14. Evites as frutas e legumes enlatados, irradiados, pulverizados e geneticamente modificados.
  15. Evite os aditivos artificiais, especialmente o MSG (monoglutamato de sódio), proteinas hidrolizadas dos vegetais (soja) e o aspartane, que são neurotoxinas. Muitas sopas, molhos e condimentos preparados contêm MSG sem ser citado na embalagem.
  16. Evite alimentos com cafeina como café, chá preto e outras bebidas leves como o guaraná em pó, etc. Evite chocolate.
  17. Evite panelas/embalagens de alumínio, e produtos que contêm alumínio como os antiácidos, desodorantes antitranspirantes, bicarbonatos impuros. .
  18. Não beba água fluorada.
  19. Evite vitaminas sintéticas e alimentos que as contenham.
  20. Não beba bebidas destiladas.
  21. Não use forno microondas para preparar alimentos. Use-o apenas para aquecer.

Mandamentos para uma Boa Alimentação - O que devemos comer

  1. Coma sempre os alimentos integrais e naturais.
  2. Coma somente alimentos que se deterioram, mas come-os antes que isso aconteça.
  3. Coma carne de animais que foram criados naturalmente, inclusive ovos.
  4. Na impossibilidade de beber leite integral sem pasteurização com segurança, beba-o fermentado como yogurte natural e coalhada, queijos e manteigas.
  5. Use apenas as gorduras e óleos tradicionais, incluindo manteiga e outras gorduras animais, azeite extra virgem , óleo de semente de linho (flax seed oil), óleo de gergelim, gordura de coco e outras palmeiras tropicais
  6. Coma frutas e vegetais fresca de preferência orgânicos, em saladas, sopas ou cozidas no vapor.
  7. Use grãos integrais , castanhas e sementes, que devem ser preparadas como brotos, fermentados para neutralizar o ácido fítico que é um antimetabólito/antinutriente.
  8. Use vegetais, frutas e bebidas lactofermentadas (fermentação provocada pela coalhada com lactobacilo) regularmente na dieta
  9. Retire, pelo cozimento de ossos de animais, o conteúdo de gordura e colágeno, e use-o em porções no preparo de sopas, ensopados, etc
  10. Use chás de ervas em substituição ao café com moderação.
  11. Use água de boa qualidade sem adição de flúor e cloro.
  12. Use sal marinho não refinado e pó de vegetais que possuem alto teor de sódio (cebolinha, salsa, coentro, etc).
  13. Faça a sua salada usando vinagre cru, azeite de oliva extra virgem e óleo de semente de linho orgânico.
  14. Use os adoçantes naturais com moderação, como o mel, suco de cana desidratado e stévia.
  15. Use apenas vinhos e cerveja não pasteurizados e com moderação.
  16. Cozinhe apenas em panelas de aço inox, vidro, ferro fundido e de ágata de boa qualidade.
  17. Use apenas suplementos naturais
  18. Durma bem, faça exercícios físicos e receba luz natural.
  19. Pense positivo e minimize o stress.
  20. Pratique o perdão